Ser pago para escrever é O SONHO para a maioria de nós.

Infelizmente, com tantas pessoas querendo escrever, a competição é feroz e, portanto, não é de se surpreender que muitos (a maioria?) Aspirantes a escritores acabem amargamente desapontados. Eles podem começar a blogar um pouco (obrigado, Médio), mas ganhar dinheiro é outra coisa.

Então, vamos discutir a realidade de toda essa outra coisa: ser pago. E embora você ainda possa acabar desapontado depois de ler este artigo, posso pelo menos mostrar a você:

É possível ganhar dinheiro escrevendo. Porque eu faço,

Como se posicionar para torná-lo mais possível e, talvez o mais importante,

Como não desperdiçar seu tempo e dinheiro em cursos inúteis, conselhos ruins e objetivos irrealistas.

Como ganho dinheiro escrevendo

Primeiro, não é de artigos no Medium. Eu só quero tirar isso do caminho imediatamente. Posso estar atrasado para a festa, mas parece que qualquer um que ganhou dinheiro no Medium agora está ganhando menos. Pior, assim como o YouTube e todas as outras vias de expressão, havia uma vantagem dos primeiros usuários que simplesmente não existia depois que o espaço amadurecia. Claro, eu só escrevi alguns artigos para o Medium até agora, então posso ficar agradavelmente surpreso, mas com certeza não estou contando com isso.

Então, como faço para ganhar dinheiro escrevendo?

Eu escrevo artigos para revistas de fitness, escrevo posts em blogs para provedores de fitness e escrevo freelance.

Dinheiro decente?

As revistas podem pagar bem. Consegui obter até 50c por palavra, o que em alguns casos era um pagamento de $ 1.000. No entanto, também fiz minha cota de brindes para “publicidade” – a publicação permite que você coloque sua biografia e talvez uma foto com o artigo. Isso pode, é claro, aumentar seu volume de trabalhos publicados – só que não adiciona à sua conta bancária.

Oferta de Produtos, Desconto em Infoprodutos

Postagens em blogs podem me render $ 70 ($ 50 para meus amigos americanos), mas podem ser rápidas para escrever. As boas taxas de freelance podem ser de até 50 centavos por palavra ou uma quantia combinada para um projeto substancial.

Então, sim, mesmo na época do Fiverr, quando uma postagem de 500 palavras no blog pode ser comprada por US $ 5, ainda existem oportunidades. Mas estou tentando ser muito realista aqui, e você pode não gostar de parte do que tenho a dizer.

Observe que eu disse como ganho dinheiro escrevendo, mas não disse que só ganho dinheiro escrevendo. Eu ganho a maior parte do meu dinheiro como personal trainer.

Verificação da realidade – para a maioria de vocês, o dinheiro que você ganha escrevendo será complementar, não a maior parte do seu salário. Claro, existem poucos excepcionais, mas estamos falando sobre a realidade aqui, e a realidade é que ganhar dinheiro escrevendo provavelmente será um acréscimo à sua renda – a menos que você consiga viver com muito pouco!

Como me posiciono para, pelo menos, ganhar algum dinheiro?

A razão pela qual sou pago por revistas de fitness e organizações de instrutores de fitness é que tenho alguma experiência em fitness.

Eu sou um escritor muito bom e poderia fazer justiça a um artigo sobre filosofia (tenho especialização nisso) ou jardinagem (tenho um jardim muito bom), mas não sou um especialista nessas áreas.

Eu coloquei meu tempo e esforço para me tornar um especialista em fitness.

Fiz os cursos, ganhei experiência, construí uma rede. Já dei, literalmente, mil sessões de treinamento pessoal individual para uma grande variedade de pessoas. Eu sobrevivi à vida normal de trabalho da indústria. Resumindo, tenho credenciais. Ah, e eu arremesso. E lance, e lance novamente.

Pitching e nichos

Como disse, sou um especialista. E sabe de uma coisa? Você provavelmente também está em alguma área (junto com muitas outras pessoas).

O que me ajudou em meu pitching foi deixar claro qual é o meu nicho. Nenhum editor (e eu sei disso por experiência amarga) está esperando alguém para dizer que eu sei tudo sobre vinho, ou filmes, ou maquiagem. A menos, é claro, que essa pessoa esteja trazendo um grande número de seguidores – um grande número de seguidores muda tudo.

Supondo que você não tenha 500.000 seguidores no Instagram, sua melhor aposta é conseguir um nicho. Para mim, o que parece é ser percebido como um especialista em preparação física para executivos mais velhos. Eu também sou um e os treino diariamente, de modo que tenho uma percepção real de suas necessidades específicas.

Armado com minha expertise de nicho, eu lanço, eu ligo, eu me preocupo e defendo e ligo e atrapalho revistas, jornais, grandes blogs e quaisquer outros meios em que consigo pensar repetidamente. Mas, antes de nos aprofundarmos nisso, há uma coisa significativa que preciso lhe dizer. Isso pode fazer você desistir deste artigo, ou talvez, apenas talvez lhe dê o tipo de verdade honesta que você precisa para ser realmente criativo. Veja, embora eu tenha aproveitado todas as oportunidades para colocar meu nome em uma história:

Quando criança, submetia poesia ao jornal.

Como estudante, fiz a revista da escola.

Na universidade, eu era redator de uma empresa de vendas pelo correio.

Como homem de negócios, eu compraria minha entrada em revistas do setor e minha grande chance veio quando …

Fui consultor de uma revista de fitness.

Embora meu trabalho tenha começado como consultor de marketing, quando uma das publicações perdeu seu editor, me ofereci para assumir. O que deveria ser um  curto período de cuidado tornou-se, em vez disso, manter o papel por alguns anos. E esse papel me permitiu escrever de coração (e, mais importante, criticar e editar centenas de histórias de outras pessoas). A revista se chamava UltraFIT e, por acaso, era propriedade do meu irmão. Sim, o bom e velho nepotismo levantando sua cabeça.

Depois que aquele show acabou, eu estava confiante em minha escrita, mas foi somente quando me retrei como personal trainer e passei alguns anos nisso que consegui que outras publicações me contratassem. Desde então, tenho lançado, ligado e incomodado revistas, jornais e qualquer coisa que realmente publique histórias de fitness.

Mas eu não tenho um irmão dono de uma revista.

Bem, isso é uma chatice! Claro, eu poderia dizer coisas como “isso só me serviu de base, tenho que me provar a cada nova história” e “Na verdade, fui pago para escrever muito antes disso, quando estava fazendo anúncios e coisas para a empresa de mala direta ”, Mas nós dois sabemos – eu tive minha sorte e me saí bem com isso.

Então, como vamos ajudá-lo a obter sua chance de sorte?

Bem, a primeira coisa que eu queria fazer era ser real com você e remover quaisquer ilusões … quando 60% das pessoas querem fazer o que você faz, você vai precisar ser bom e pelo menos “ganhar” um pouco de sorte . E como uma observação lateral, talvez isso o impeça de se martirizar se você realmente perceber como é difícil romper.

A segunda coisa que quero fazer é poupar tempo (e dinheiro) em caminhos inúteis. Quando comecei a escrever no Medium, li tudo que pude sobre como ter sucesso, ouvi webinars e até gastei dinheiro em e-books. O principal conselho? Escreva e poste com frequência, de uma a duas vezes por dia, dependendo de quem você ouve.

Discordo. A última coisa que acho que o mundo precisa é de mais e mais palavras e preenchimento. Não há como você colocar tanto volume a menos que seja em tempo integral, um gênio, e seja compulsivo quanto a isso. Mais provavelmente, você não é nada disso, e a pressão para ter um desempenho nesse ritmo removerá toda a alegria do processo. Então, não – se isso for realmente necessário, não conte comigo.

Outro caminho a evitar são grupos de escritores negativos ou coisas semelhantes. Entrei para um grupo e a primeira coisa que li foi alguém dizendo que tinha feito tudo o que deveria e que suas histórias estavam sendo ignoradas e tratadas injustamente. Na verdade, fiquei interessado e li alguns dos trabalhos dessa pessoa, e imediatamente vi que era um tom muito negativo. Ninguém quer isso – é para isso que servem as notícias. Queremos esperança, pelo menos na maioria das vezes! Se você se juntar a algum tipo de grupo de escritores, tente encontrar um onde as pessoas sejam otimistas, positivas e geralmente procurando maneiras de melhorar sua escrita. Será melhor para você e terá uma melhor influência em seu trabalho.

Supondo que você não tenha um irmão, tia, primo em segundo grau afastado duas vezes no negócio, ou que você não seja realmente um estudante que está se formando em jornalismo ou de alguma forma fazendo isso da maneira “certa”, mas você tem um trabalho diurno e um sonho acordado, aqui está o que sugiro.

Oferta de Produtos, Desconto em Infoprodutos

Trabalhe na sua escrita e no seu marketing

Trabalhei como personal trainer em uma grande rede de academias por vários anos, até que o COVID-19 me transformou em um treinador online. E a única coisa que notei foi que havia dois tipos de treinadores (e muito raramente um terceiro tipo). O primeiro era o treinador apaixonado que estava constantemente fazendo cursos, revisando programas e estava maravilhosamente focado no cliente – eles simplesmente não sabiam como conseguir clientes e muitas vezes estavam lutando e acabaram fora do negócio.

Depois, havia os treinadores de vendedores. Freqüentemente, eles vieram por meio da equipe de vendas ou de algum outro canal de vendas. Eles tinham clientes mais do que suficientes, na verdade, clientes demais, e (alerta de generalização) parecia-me que isso os incomodava porque a emoção da venda como personal trainer realmente tem que ceder à emoção do treinamento.

E, claro, havia o terceiro urso, quero dizer, o treinador, para quem a mistura de treinamento e vendas / marketing não era muito quente e nem muito fria, mas perfeita. E essas foram as pessoas que conseguiram ultrapassar a média de 6 a 12 meses de vida profissional. O ponto? Você não pode apenas ser um bom escritor – você tem que vender seu produto o tempo todo.

Desapontado? Eu avisei você.

Vamos recapitular.

Ser pago para escrever é uma carreira altamente competitiva, talvez a mais competitiva que existe, então não desanime. Em vez disso, seja realista.

Torne-se um especialista em um campo. Não se preocupe com o quão estreito é; se você sabe do que está falando, sempre há uma audiência.

Existe um golpe de sorte que você pode “fazer”? Algum caminho para a indústria através de um amigo, um estágio? Seja criativo, seja ousado, mas se a resposta ainda for não, então …

Em seguida, esteja preparado para vender e comercializar, apresentar e incomodar cada revista, editora, blogueiro e local. Trabalhe em sua redação e escreva pelo menos uma vez por semana. Mas lance todos os dias. Ainda não entrei em um jornal – esse é meu próximo objetivo, e estou lançando ideias para artigos, histórias e minha experiência para quem quiser.

Mais uma coisa: elogios e críticas

Eu realmente não acho que preciso avisar a ninguém que você precisa estar preparado para a rejeição. Então eu não vou. Mas direi que você realmente deseja receber alguns elogios, mesmo que sejam da família e dos amigos.

Se ninguém tem nada de bom a dizer sobre o que você escreve, você precisa mudar sua abordagem ou pensar muito sobre se escrever é realmente certo para você.

Receber é muito válido, mas provavelmente ainda mais importante para mim foi fazer editores profissionais dizerem coisas boas sobre minha escrita. Ainda assim, toda vez que me inscrevo, tenho aquela sensação horrível de “talvez este não seja bom” ou “eles estavam apenas sendo legais da última vez”. É difícil porque você está realmente se expondo quando escreve.

Portanto, tente obter feedback honesto de seus leitores – isso é interessante e vale a pena ou estou perdendo o tempo de todos? Experimente diferentes estilos, abordagens ou tópicos até chegar a uma história que ressoe com as pessoas. Dica bônus? Se nada mais for dolorosamente honesto, funcionou para pessoas como Shannon Ashley, pode ser um ótimo começo para você.

Ouça, não está ficando mais fácil, está ficando mais difícil. Ainda esta semana, um blog para o qual escrevo “colocou seu orçamento em outro lugar por enquanto”, o que significa que eu tenho que encontrar um novo trabalho. Mas este é realmente meu presente final para você – não se deixe enganar pelas “chamadas” histórias de sucesso que estão por aí. Assim como a indústria de fitness mostrando o antes e depois e nas letras miúdas admitindo que esses resultados não são “típicos”, não é típico fazê-lo.

A realidade para a maioria das pessoas é que o sucesso vem de um grande esforço, tempo significativo e uma boa pitada de estar no lugar certo na hora certa – então não se culpe se ainda não estiver acontecendo para você!